You're doing it wrong

You're doing it wrong

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » July 30, 2009 » 22:24

PLATE FAIL

PLATE FAIL

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » July 14, 2009 » 19:27

The Great Procrastinator

Installer.app   App Store

O que veio primeiro: o ovo ou a galinha?!

iWatcher.net é um portal online, inteiramente desenvolvido com as ferramentas Open-Source, cujo objetivo final é organizar todos os aplicativos disponíveis para os dispositivos jailbroken da Apple, classificando-os, estabelecendo as interconexões, rastreando as respectivas atualizações, ao mesmo tempo mantendo a natureza colaborativa e descentralizada deste nicho “underground”.

A Apple, quase sempre louvada por ser uma das empresas mais inovadores do mundo, contraditoriamente ignorou todo o potencial do seu iPhone ao lançá-lo: a possibilidade da terceirização total do desenvolvimento dos aplicativos para o aparelho.

Segue a linha do tempo da evolução do desenvolvimento “third-party” (terceirizada) para os dispositivos iPhone e iPod Touch:

  1. 3 de agosto de 1993: Apple lança o seu primeiro Personal Digital Assistant; o Newton MessagePad;
  2. 9 de janeiro de 2007: Apple anuncia o seu smartphone;
  3. 29 de junho de 2007: lançamento do primeiro modelo do iPhone. Apesar de o seu software ter uma estrutura muito semelhante à encontrada em desktops (em essência, o iPhone roda uma versão do Darwin, também usado pelo Mac OS X, portada para a arquitetura de processador móvel, o ARM), era isento da possibilidade de customizações. A única forma de rodar os aplicativos externos, extremamente limitada, era através do seu navegador web, Safari, pelo AJAX. Desta maneira, os desenvolvedores não tinham acesso aos recursos do hardware do iPhone, tais como: acelerômetro, câmera digital, Bluetooth e, no modelo 3G, o GPS; e nem sequer aos recursos essenciais do software, como agenda pessoal, arquivo de fotos e a playlist.
  4. 10 de julho de 2007: lançamento do primeiro jailbreak que possibilitava a alteração dos ringtones e wallpapers;
  5. Seis de agosto de 2007: o primeiro jogo não-oficial para o iPhone;
  6. Agosto de 2007: lançamento do Installer.app, o primeiro gerenciador de aplicativos (não-oficiais) com uma “interface amigável”;
  7. 17 de outubro de 2007: anunciado o SDK (Software Development Kit) oficial do iPhone pela Apple, o que permitiria os programadores (não-hackers) a desenvolverem os seus próprios aplicativos;
  8. Seis de março de 2008: lançamento do SDK oficial;
  9. Fevereiro de 2008: lançamento do Cydia Installer, gerenciador de aplicativos baseado no sistema APT (Advanced Packaging Tool), amplamente difundido nas distribuições GNU/Linux derivadas do Debian (Ubuntu, Kurumin, etc.);
  10. 10 de julho de 2008: inauguração do AppStore oficial da Apple, podendo ser acessado tanto do iPhone quanto do desktop;
  11. Oito de março de 2009: inauguração do Cydia Store para o Cydia Installer;
  12. 14 de março de 2009: inauguração do Rock Your Phone, um store não-oficial também com a possibilidade de instalar os aplicativos a partir de um desktop.

Pela ordem dos eventos, aparenta ser bastante lógico que o AppStore seja uma resposta da Apple (com quase um ano de atraso) à popularidade cada vez mais crescente do Installer.app. Mais especificamente, é uma forma de retomar o controle sobre o que pode e o que não pode ser feito com o aparelho. Porém, exatamente por ser uma resposta, o AppStore oficial traz pouca inovação.

No momento presente, AppStore ultrapassou a marca de 1 bilhão de aplicativos baixados, e o Installer.app encontra-se descontinuado, tendo sido substituído pelo Icy, que, assim como Cydia, nada mais é do que uma interface gráfica para o APT. Tendo em vista a natureza distribuída do APT, existem dezenas de repositórios “oficiais” (isto é, referenciados pelos próprios instaladores Cydia e Icy) de aplicativos espalhados pelo mundo. Manter-se a par das atualizações e descobrir aplicativos que atendam à determinadas necessidades é bastante difícil para um usuário médio, inclusive dentro do AppStore oficial.

Bibliografia:

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » June 12, 2009 » 17:43

To pee... Or not to pee?

Ao ler o recente artigo da Wired sobre o "socialismo digital", reparei que o autor do mesmo faz pouca questão de mencionar os motivos que levam as pessoas a compartilharem as suas coisas sem ter nada em troca. Quer dizer, as justificativas são as mesmas de sempre: "aprender", "ganhar experiência", "evoluir"... Nada disso justifica o eterno dilema do "cada um com seus pobrema".

Uma idéia tosca está fermentando na minha mente há um tempão, então, antes que apodreça, aqui está. A razão em si não é nada racional; e as suas raizes encontram-se nos primórdios da cultura. Muitos são os animais que operam razoavelmente bem com o princípio da causa e do efeito, mas o animal humano é, talvez, o único a apresentar o tal do "wishful thinking" (Segundo a Wikipedia, o maior exemplo de colaborativismo, "Wishful thinking é uma expressão inglesa que por vezes se utiliza na língua portuguesa devido a ser de difícil tradução, e que significa tomar os desejos por realidades e tomar decisões, ou seguir raciocínios, baseados nesses desejos em vez de em factos ou na racionalidade."). Pode ser (mas não necessariamente é) que nós colaboramos por que esperamos, sim, algo em troca. A mente racional refuta a idéia, tentando encaixar argumentos como a meritocracia e afins.

Mas o que se passava na cabeça do nosso ancestral que sacrificava animais (quando não os prisioneiros) para que os deuses lhe garantissem uma boa colheita? E nem precisa ir longe atrás do exemplo: as igrejas atuais não deixam de cobrar dizimo, já que os fieis não deixam de pagar. Enfim: as coisas que compartilhamos, não seriam, no fundo, ricas oferendas para a Internet não nos deixar na mão quando mais precisamos?!

P.S. - Ráááá... Não podia deixar essa de fora: Proof Google is God - Church of Google

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » May 29, 2009 » 13:08

DON'T PANIC

My computer geek score is greater than 100% of all people in the world! How do you compare? Click here to find out! I am nerdier than 95% of all people. Are you a nerd? Click here to take the Nerd Test, get nerdy images and jokes, and talk on the nerd forum!

Apesar de ter motivos de sobra para comemorar o Dia do Orgulho Nerd, é absolutamente óbvio que não o fiz. Antes de mais nada, freaks como eu são agorafóbicos antisociais solitários taciturnos. Então fiquei trancafiado em casa, na frente do computador, deixando as formigas limparem as minhas louças Sticking out tongue

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » May 27, 2009 » 10:10

Infoverdose

"Desculpem não atualizar com frequencia"
"Vou ver se agora me dedico mais ao blog"
"Minha meta agora é pelo menos um post por semana"

Quem nunca se deparou com frases como esta abrindo a semana num blog?! Pois é, meus caros bloggers amadores e profissionais: poupem o seu esforço. É humanamente impossível, simultaneamente, ser tagarela e proferir coisas de interesse. Por mais crânio (duro) que o autor seja, chega uma hora em que banaliza. Pois é, meu caro leitor imaginário, posso até ver a sua cara de surpresa ao ver a notificação de 1 (um!) post novo neste humilde blog. Você faz esta expressão ao marcar como lido aquele feed kilométrico atualizado a cada 30 segundos?

E digo mais: para posts curtos e feitos com frequencia, o Twitter é um excelente lugar. Ficando tudo jogado num lugar só, fica mais fácil para mim evitar Evil

Para fechar, uma animaçãozinha satirizando o Twitter, diretamente do Pensa Rics:

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » March 31, 2009 » 10:33

Tempo passa, tempo voa...

Estou farto de ver posts de tipo "retrospectiva de 2008". O que tem de tão especial na passagem de 365,25 dias?!?! Aqui no Brasil, nem dá para perceber direito ¬¬
E por que 1º de janeiro?! Se existe algo que eu fico mais inconformado que isso, é pessoas falando de "como o ano passou rápido"; mas, apesar de intitular o post nesse sentido, perdi a vontade de falar a respeito Sticking out tongue
Portanto serei breve: para fazer retrospectivas mais elaboradas e menos saudosistas, proponho celebrar um ciclo de 7 anos: é, literalmente, o tempo de virar uma outra pessoa (em 7 anos todos os átomos do corpo humano são completamente substituídos).
Chega, vou nessa curtir as festividades Eye-wink

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » January 1, 2009 » 12:02

Momento agnóstico

Que diferença faz acreditar num deus? Se existir, nunca intervirá; se intervir, jamais saberemos; e se soubermos, não teremos certeza.

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » December 18, 2008 » 15:41

Happiness in Slavery

Dizem as más línguas...

Cartoon do bash.org.ru ;)

...que ainda ficarei assim Barf!

(traduzido do bash.org.ru)

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » December 1, 2008 » 00:27

Design tarado

Para que isso nunca te aconteça...

Seja discreto!

Use Aloe da Discoh!!!

(Dezeen)


Tem um site/blog/fórum? Então comece a ganhar com ele. Se você tem um site e quer que ele se torne uma fonte de renda, precisa conhecer a superloja Secundum. Com apenas um cadastro você recebe o código da loja e já começa a lucrar. Saiba mais em
minha página do MOD de links semânticos para fóruns phpBB!

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » November 28, 2008 » 11:15
XML feed