Divagações sobre a parapsicologia

"Consider this. If a paranormalist could really give an unequivocal demonstration of telepathy (precognition, psychokinesis, reincarnation, whatever it is), he would be the discoverer of a totally new principle unknown to physical science. The discoverer of the new energy field that links mind to mind in telepathy, or of the new fundamental force that moves objects around a table top, deserves a Nobel prize and would probably get one. If you are in possession of this revolutionary secret of science, why not prove it and be hailed as the new Newton? Of course, we know the answer. You can't do it. You are a fake."

(Richard Dawkins, citação extraida do Wikiquote)

O problema aqui é a demostração inequívoca. Aliás, é hilária a referência ao Newton! Foi ele, junto com o Descartes, que instaurou o conceito da "realidade tangível", pelo qual tudo o que existe pode ser medido empiricamente. Para mim, a clássica experiência da dupla fenda é uma demostração inequívoca que a realidade NÃO É tangível Sticking out tongue

Mas enfim... Existem milhares de cientistas (e pseudo-cientistas!) procurando algum medidor de "psi", "chi", "orgone", "aura" ou seja qual for o nome. O problema é que dificilmente aqueles que são capazes de replicar o fenômeno paranormal saberiam medí-lo quantitativamente; e aqueles que são capazes de medir, dificilmente acreditam na existência do próprio fenômeno.

Então, a telepatia (e afins) só será "descoberta" quando alguém desistir da idéia de que um receptor com antena é capaz de detectar as "ondas cerebrais" pela alteração de frequência/amplitude de uma onda eletromagnética...

Aliás, na semana passada li num artigo uma idéia interessante: aquilo que chamamos de "ruído", em qualquer meio, não é necessariamente um ruído! Por exemplo, se sintonizar um receptor na frequência de um satélite GPS e ligar um osciloscópio na saída, a onda será, aparentemente, um ruído totalmente caótico e sem informação alguma.

Porém qualquer localizador GPS é capaz de extrair a leitura exata do relógio atômico do satélite a partir desse sinal. Uma transferência digital encriptada também parecerá aleatória. Só conseguimos decifrar a mensagem por que sabemos que a mensagem existe...

Portanto, não é exatamente uma boa idéia enfiar trocentos eletrodos na cabeça de uma cobaia e ver os gráficos das reações aos diferentes estímulos; talvez seja mais eficaz usar um sistema do tipo do SETI para detectar algum padrão sistemático no caos Eye-wink

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » May 3, 2007 » 11:18

Segredos do Google Earth?!

Outro dia, me deparei com esse videozinho (bastante rodado por aí, por sinal):

A primeira reação foi: "será que não é uma fraude?!" Achei muito suspeito postarem um vídeo e não as meras coordenadas para que alguém possa abrir o Google Earth e verificar ele mesmo... A meu ver, daria menos trabalho fazer assim, a menos que realmente as imagens fossem um fake. Bom, sem entrar em detalhes, consegui uma listinha com as coordenadas dos lugares que aparecem do vídeo. Agora, cada um pode ver por conta própria que essas coisas existem (ou então foram fraudadas pelo Google?! Eye-wink ):

  • Um "Crop Circle", em Panocchia, Itália:
    44°40'53.74"N 10°19'1.99"E
  • Formação montanhosa que parece uma cabeça de índio:
    50° 0'38.20"N 110° 6'48.32"W
  • Outro "Crop Circle", em Darfield, Reino Unido:
    53°31'52.92"N 1°21'24.85"W
  • Praticamente ao lado do anterior; uma zueira Laughing out loud:
    53°32'18.32"N 1°20'47.33"W
  • Gigante de Tarapacá, Chile:
    19°56'56.53"S 69°38'2.12"W
  • Um imenso triângulo no deserto:
    37°37'42.49"N 116°50'55.61"W
  • Rosto nas montanhas, na África:
    6°42'51.96"N 42°11'55.66"E
  • "Crop Circle" formando o logotipo do Firefox Eye-wink:
    45° 7'26.88"N 123° 6'50.06"W
  • Prédio em forma de uma Swastika:
    32°40'33.75"N 117° 9'27.52"W
  • Alguém tomando banho de sol Sticking out tongue:
    52° 4'43.36"N 4°19'57.98"E
  • Gigantesca formação geométrica:
    37°24'6.25"N 116°52'4.21"W
  • Um míssil alado em pleno vôo (esse não aparece no vídeo, portanto, considere-o um BONUS, rsss Eye-wink):
    38°13'35.66"N 112°17'56.91"W

P.S. - se não souber visualizar as localidades com estas coordenadas no Google Earth, contente-se com o videozinho Sad

P.P.S. - sem histeria, por favor: os "crop circles" acima não são obra de uma força mística, e nem fazem parte de nenhuma conspiração. Quer mesmo saber como são feitos? Visite http://www.circlemakers.org/!

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » April 25, 2007 » 22:42

Sobre profissões

Há algum tempo venho refletindo sobre as escolhas profissionais... A primeira coisa que há de muito errado com as escolhas profissionais é: elas devem ser feitas com 17-18 anos. Um pouco cedo! Porém ainda melhor do que há alguns séculos, quando a profissão era familiar e herdada de pai para filho ¬¬
Mas ainda existe um grande "tradicionalismo" para a escolha da profissão. Por um bom tempo, as carreiras mais promissores eram de advogado, engenheiro e médico. Para algumas pessoas, ainda são. Para outras, mais "modernas", o sonho é ser o próprio chefe; o dono do próprio negócio, etc.
Seria isso o tal do "senso comum"?! Se for, está bastante equivocado, como todo bom senso comum Sticking out tongue
Não vou comentar nada sobre advogados ou médicos: existem inúmeros excelentes livros e filmes que abordam o tema.
Agora, quanto a engenheiros... Como o meu vizinho engenheiro fala: "Olha a seu redor. Tudo foi projetado por engenheiros!". Sim, concordo, engenheiro pôs a mão em tudo, realmente, sem eles não teríamos evolução tecnológica nenhuma. Mas o que acontece é que... Um bom trabalho do engenheiro, ninguém enxerga. O engenheiro só faz as coisas funcionar.
Por exemplo: um carro. Um engenheiro projetou o motor, mas quem leva o crédito? Algum designer. Todos interagem com o carro por fora e por dentro. Mas poucos interagem e se preocupam com o tal do motor... Tem que funcionar. Se não funcionou, maldito seja o engenheiro que projetou!
Outro exemplo: um prédio. Existem dezenas de engenheiros envolvidos, mas o prédio não é deles: é do arquiteto. As pessoas dirão se o prédio é bonito, bem-planejado, mas (quase) ninguém levará em consideração o cálculo estrutural.
Profissão ingrata, enfim! Muito e muito poucos engenheiros evoluem até o ponto de liderar algum projeto... Os outros estudam sem parar para depois ninguém notar o seu esforço (ou xingar a falta de esforço, o que ocorre mais frequentemente Eye-wink)...
Já a "evolução pessoal" é a tendência moderna. Daria para divagar muito sobre todas essas coisas como a liderança, , o dinamismo, o espírito de equipe, o espírito empreendedor, etc., etc.
Daí todo mundo que se acha dotado dessas características que abrir o próprio negócio. Ser o próprio chefe. Ledo engano! O feitiço vira contra o feiticeiro, e aquele que é um "bom líder" na verdade tem inúmeros chefes. A começar pelos clientes. O chefe (competente) de qualquer empresa na verdade está servindo a todos os clientes. E a todos os funcionários. Ao mesmo tempo! Um destino nada invejável, se for pensar...
...As pessoas se enganam muito quanto às suas (potenciais) profissões, né?! Espero que não seja o seu caso Eye-wink

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » April 15, 2007 » 15:07

Reflexão #47987

"Quanto mais lembranças acabamos tendo... Mais nos afastamos do que realmente somos" (by myself Sticking out tongue)

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » March 7, 2007 » 23:26

Privada "Designed for Microsoft Windows®"!

Uma tosqueira sensacional para quem adora tirar o sarro da Microsoft e do seu magnífico Windows! Laughing out loud

P.S. - Usei essa privada por um bom tempo na minha casa...

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » February 7, 2007 » 12:27

Teste de memória visual!

Ô o que desenterrei no meu site aposentado!
É um teste de memória visual. Para fazê-lo, cronometre o tempo que você leva para encontrar todos os números, de 1 até 90, na sequência.
Se conseguir em menos de 15 minutos, a sua memória visual é perfeita (bem-vindo ao clube Eye-wink). Menos de 20 minutos significa memória boa, e menos de 30 minutos -- razoável. Agora, se levar mais de meia-hora... Talvez seja hora de fazer uma visitinha ao oftamologista :/

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » February 7, 2007 » 11:48

Censura = marketing?!

Estava discutindo isso hoje pelo telefone com a Fabi... Toda essa barulheira que o bloqueio do YouTube no Brasil causou por causa do tal do vídeo da Cicarelli... Afinal, ou isso foi um ato de censura dos mais estúpidos, ou então um ato de marketing dos mais inteligentes!!! Por que depois do escândalo que o bloqueio causou, mesmo aqueles que não manifestavam nenhum interesse pelo assunto (e incluo-me nessa lista!) foram lá xeretar o tal do vídeo da "Daniela Cicarelli !@#$%?*+ no mar com o namorado Tato Malzoni numa praia da Espanha"!
E, obviamente, conseguiram, pois, mesmo que o YouTube esteja censurado, há o Google Video e também o velho e bom eMule, entre outros.
O que não obteve sucesso algum foi restringir o acesso ao YouTube. Mesmo que o acesso direto seja barrado, é só criar uma rota alternativa! Muitos sabem fazer isso pelos proxy HTTP. Mas hoje é (relativamente) difícil encontrar um.
Então, na próxima tentativa de censura, reaja usando o proxy distribuído e anônimo Tor! Laughing out loud

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » January 11, 2007 » 02:07

A delicada arte da gambiarra...

Venho a defender por meio desse artigo que a tradicional gambiarra não deve, em hipótese alguma, ser menosprezada. Uma gambiarra que resolve o problema é, sim, uma arte! Até mesmo por que a gambiarra é o primeiro passo para a criação de um método e das ferramentas adequadas. A ténue linha que separa uma gambiarra de uma solução elegante é a mera utilização de ferramentas adequadas na segunda, contra as inadequadas na primeira Sticking out tongue

Tentarei agora ilustrar a minha tese com um humilde exemplo da minha prática pessoal... Para começar bem o ano, reinstalei o Windows XP no meu PC. Na verdade, criei uma partição a mais e instalei o novo paralelo ao velho... Alternar entre os dois já é outra história, cujo personagem principal é o Smart Boot Manager Eye-wink

Depois que transferi tudo o que era importante para a partição da instalação nova, o que fazer com a antiga?! Backup, é claro! Vai que eu precise de alguma configuração antiga?! E, já que uma mídia DVD±R não custa quase nada hoje em dia, os únicos requisitos do backup eram:

  1. Caber num DVD de 4.7 GB.
  2. Possibilidade de acessar os arquivos offline, ou seja, sem ter que bootar pela instalação antiga.
  3. Possibilidade de bootar pela instalação antiga. Vai que precisa?!

Eis o procedimento que segui: (clique aqui para ler o artigo inteiro...)

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » January 10, 2007 » 19:19

Primeiro blog ;)

Pensei que nunca fosse ter um blog... Aliás, eu odiava blogs! Mas... Como se diz, "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"! Veremos no que isso dá!!! Aliás, agora eu tenho ajuda do amorzão pra manter o nosso blog conjunto, rssss Smiling

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » April 20, 2006 » 00:10
XML feed