Nostalgia

Por que o "antes" é sempre melhor do que "agora"? As pessoas adoram dizer: "nos meus tempos, as coisas eram..."; aí segue uma imensa lista de comparações das coisas incomparáveis...
Cartas eram melhores do que emails. LPs eram melhores do que CDs, e certamente melhores do que MP3. Máquinas fotográficas de filme eram melhores do que as digitais. Móveis também duravam mais. A vida não tinha tanto stress. As pessoas tinham mais respeito.
Livros de papel, obviamente, eram melhores do que o texto baixado da Internet e lido da tela de LCD. Tomo coragem de continuar especificamente esta linha de raciocínio. Pergaminhos eram melhores do que livros de papel. Papiro era melhor do que pergaminho. E, e claro, a melhor forma de se preservar e transmitir o conhecimento era nada mais nada menos que a pedra lascada!
Para mim, tais afirmações não passam da reação rancorosa daqueles que se sentem ultrapassados. A incapacidade de se adaptar à nova forma do mesmo conteúdo faz as pessoas se sentirem velhas e burras.
Devemos preservar o passado? As tradições? As culturas dos povos esquecidos? O passado fala por si só. As grandes verdades do passado continuam as mesmas nos dias de hoje. Só mudam de forma, se entrelaçam, evoluem.
Tentar provar que uma idéia do passado ainda tem valor é a mesma coisa que estar inseguro, no fundo da alma...

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » January 23, 2008 » 16:19

Viva o Grande Mário Quintana!!!

Sou fã incondicional de Mário Quintana...seu humor sarcástico e ácido muitas vezes já se confundiu com o que sinto em relação a vida!!! Noutros versos ele demonstrou pura simplicidade nos exibindo imagens de um cotidiano bucólico entretanto impactantes. I-N-T-E-N-S-I-D-A-D-E...é assim que enxergo o Mário...
Particularmente a estrofe que mais considero como verdadeira em nosso espelho mágico, segue abaixo:

De como perdoar aos inimigos

Perdoas...és cristão...bem o compreendo....
E é mais cômodo, em suma,
Não desculpes, porém, coisa nenhuma,
Que eles bem sabem o que estão fazendo....

Mário ironiza a moral cristã....que diz para oferecermos a outra face e perdoarmos quem de alguma forma nos prejudicou, nos deu uma rasteira, representou a pedra no caminho,rss,...
Acredito que bem lá no fundo, ninguém perdoa de fato!!! Sempre fica um ranço...uma pequena mágoa...que o tempo vai se encarregando de tornar amarelada ou translúcida, e que fica guardada nas gavetas das lembranças!!

Share/Save/Bookmark

fabi's picture
fabi » January 21, 2008 » 20:57

Um pequeno passo para um homem... Um grande passo para a gastronomia :D

Churrasqueira Apolo-11

Huhauahua, demorei mais de um ano, mas consegui tirar esta foto! Laughing out loud

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » January 17, 2008 » 19:07

Filmes quebra-cabeças

Blog Mente Aberta publicou recentemente a lista dos 25 filmes mais cabulosos:

  • 8 1/2 de Fellini (1963)
  • 21 Gramas (2003)
  • Afogando em Números (1988)
  • Alucinações do Passado (1990)
  • Amnésia (2000)
  • Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004)
  • Cidadão Kane (1941)
  • Cidade dos Sonhos (2001)
  • Crash - No Limite (2004)
  • Cubo (1997)
  • Efeito Borboleta (2004)
  • Esse Obscuro Objeto do Desejo
  • Intolerância (1994)
  • Magnólia (1999)
  • Mistérios e Paixões (1991)
  • A Passagem (2005)
  • Persona (1966)
  • Pi (1998)
  • Preso na Escuridão (1997)
  • Pulp Fiction - Tempo de Violência (1994)
  • Quero Ser John Malkovitch (1999)
  • O Ritual dos Sádicos (1970)
  • Shortcuts (1993)
  • Terra em Transe (1967)
  • Videodrome (1983)
Assisti (ou, pelo menos, lembro de ter assistido) apenas 8 desses. Espero assistir o resto ainda em 2008 Eye-wink

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » January 16, 2008 » 09:54

Você viu o filme? "Meu nome não é Johnny?"

Meu Nome Não É Johnny

Vi este filme no final de semana e quero emitir minha opinião como um cinéfila de plantão.
Achei que o marketing deste filme foi muito bem-feito!!! O cinema estava praticamente lotado. Vamos ao que realmente interessa: Embora eu seja muito careta, e não curta o uso de drogas ilícitas......O Selton Mello arrasou no papel de João Estrela. A trilha sonora selecionada foi de primeira!!!
Achei que a história do traficante/usuário Johnny nos foi apresentada de forma muito suave e de certa maneira até muito romântica se comparada ao que vemos todos os dias nos telejornais. Ele teve que perder tudo o que era mais precioso para olhar para si mesmo e perceber que estava no fundo do poço!!!
A cena mais marcante do filme, sem dúvida, é a do julgamento dele. A juíza, interpretada pela brilhante atriz Cássia Kiss, foi convencida após o depoimento emocionado e sincero que ele deu, provando que ele era muito mais vítima do que traficante. Chegou a cumprir 2 anos de prisão pelo que cometeu e retornou a vida!!!
Tenho plena certeza, que foi mais pela força de vontade dele do que pelo nosso sistema prisional que o João conseguiu sair desta vida de usuário sem perspectiva e que normalmente termina em cadeia ou morte!! Ele soube agarrar sua segunda chance de recomeçar...
Após assistir ao filme: temos a oportunidade de repensarmos como sociedade sobre a legalização ou não destas drogas ilícitas visto que muitas pessoas que convivemos no nosso dia-a-dia e nem imaginamos estão relacionadas direta ou indiretamente com o uso e/ou o tráfico.

Share/Save/Bookmark

fabi's picture
fabi » January 7, 2008 » 21:11

Hack The Plane!!!

De acordo com este artigo publicado pela revista WIRED, a rede interna do Boeing 787, o famoso Dreamliner, foi dada pela FAA como teoricamente insegura. Ou seja, a rede responsável pela aeronave e a rede responsável pelo entretenimento dos passageiros possuem vários "pontos de contato". Que os hackers poderiam explorar para ganhar acesso ao controle da aeronave. Não é mesmo uma maravilha?! Shocked
Claro que as providências estão sendo tomadas; mas mesmo assim, é divertido pensar que, pelo menos em tese, o imenso 787 pode ser pilotado por um celular com Bluetooth Eye-wink

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » January 5, 2008 » 20:19

Marasmos & Cia.

Esta semana estou um pouco mais ácido do que o normal ¬¬
Para começar, volto a desconfiar de que a orientação a objetos seja o maior mal da computação moderna... Pois estimula gambiarras e acoxambrações num programador leigo (o qual me considero). É tão fácil, e parece tão robusto, que a maior tentação é "fazer do jeito porco e arrumar depois". Só que o depois nunca chega... Aí já viu, né.
Alguém aí pensou Microsoft? Pois é, um artigo no Slashdot diz que, conforme um estudo recente do IEEE, a Microsoft é líder mundial no quesito das patentes de qualidade. Mas é claro. Eles patenteiam absolutamente tudo o que aparece pela frente, de duplo-clique aos toolbars! Se patenteassem o if-then-else e o while, teriam nas mãos as patentes das maiores invenções de todos os tempos na área da computação Sticking out tongue
E que tal o incrível localizador de bugs, citado no portal Inovação Tecnológica?! Os criadores estão convidando programadores a testarem a versão BETA. Pô, por que não usaram o localizador de bugs pra localizar os seus próprios bugs?! Se fosse bom mesmo, não haveria versão BETA!!!
Sem mais por ora Barf!

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » December 22, 2007 » 15:57

Otimizando RAM?!

Ontem me deparei com este artigo no Fórum Guia do PC. Lá, é introduzido um pequeno aplicativo chamado Firefox Ultimate Optimizer que supostamente é capaz de deixar o seu Firefox com uso de menos de 1 MB de RAM!!! Incrível!
Mas por que só o Firefox?! Depois de fuçar na rede, eis a proeza que consegui.
O meu ramcleanup.exe ocupa apenas 1 KB, e a cada segundo ele varre todos os processos do sistema, otimizando o uso da RAM por parte deles.
Funciona? Olha aí a lista dos processos, com o programa executando:

Windows Task Manager screenshot

Ao menos PARECE que dá uma limpada Smiling
Baixe você mesmo, grave em "\Menu Iniciar\Programas\Inicializar", rode, e veja se melhora a performance! Não se esqueça de postar aqui o seu comentário Eye-wink

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » November 20, 2007 » 14:38

SpamAssassin4Real

Como faço para instalar e configurar essa versão do SpamAssassin?!

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » October 12, 2007 » 08:17

Terra-besteirol

Vi um tutorial publicado no Terra que supostamente fornece "15 dicas para deixar o Windows XP mais rápido". Minha primeira sensação foi a de curiosidade. E, logo em seguida, repúdio. Algumas das dicas, tais como: "Desabilite opções de visualização", até fazem sentido. Mas outras... Enfim, como diria Jack, o estripador, vamos por partes!

  • Dica 4: Quem tem bastante RAM (pelo menos 1 GB) pode desabilitar o arquivo de paginação que o Windows XP utiliza.

    Péssima idéia! Já vi DirectX dar pau no sistema com swap desabilitado. Pode ter sido um caso isolado, mas é mais sensato deixar um swap relativamente pequeno (uns 512 MB, um nada comparado aos 80 GB de um HD), mas de tamanho fixo. O que ferra o Windows é o arquivo de swap mudar de tamanho e se fragmentar.

  • Dica 5: Algumas vezes o Windows preserva arquivos de biblioteca (.dll) na memória até mesmo depois que o aplicativo foi encerrado. Isto é feito para que, caso o programa seja reaberto, não seja necessário recarregar a dll.

    Eles sugerem desabilitar isso. Pode até apresentar vantagem, mas a desvantagem é que alguns dos programas demorarão para carregar. Dificilmente um leigo (a quem se destina o tutorial) entenderá os prós e os contras desse tipo de "tradeoff".

  • Dica 11: O Windows funciona mais devagar com HDs com partições. Dados não estão mais protegidos em partições diferentes...

    Ããããhn?!?!?!?! Nunca ouvi tamanha besteira. Partições ajudam a evitar a fragmentação. O ideal seria ter mais de um HD, mas, na falta, particionar já ajuda. Por outro lado, cada tipo de dado armazenado exige parâmetros diferentes para o sistema de arquivos. Por exemplo, meus MP3 e vídeos estão muito confortáveis numa FAT32 com clusters de 32 KB, enquanto o sistema reside num NTFS. Como uso a partição dos MP3 principalmente para leitura, certamente é menos provável que a partição sofra alguma alteração indesejada devido a algum crash Sticking out tongue

  • Dica 14: PCs com mais de 500 fontes instaladas ficam bastante lerdos

    Tenho umas 800 fontes (sou designer; ossos do ofício), só me incomodam quando carrego o Photoshop. Não faz sentido as fontes atrapalharem quando não estão sendo requisitadas. Baboseira.

  • Dica 15: A restauração do sistema pode ser muito útil na hora de problemas, mas guardar todos esses dados consome literalmente diversos Giga. Para desabilitar a função de restauração...

    PERIGOOOOO!!! Antes ter o backup e não precisar, do que precisar e não ter! A importância dessa restauração do sistema é que ela mantém backup do registry, que é bastante frágil e suscetível à corrupção (no sentido literal). Se for para poupar espaço, então é melhor reduzir a porcentagem do uso do disco até, sei lá, 1%, o que normalmente é o suficiente para manter apenas o registry

Resumindo: única seção do portal do Terra que presta são as Quentinhas ¬¬

Share/Save/Bookmark

stas's picture
stas » October 11, 2007 » 12:02
XML feed