sysd.org
14dez/0914

Über-Geek Rugged Pen-Drives From Hell!!!

O crédito vai para o Dmitry Brant, que tornou os seus gadgets USB em indestrutíveis tratando-os com adamantium resina epóxi. Mas a ideia em si eu tive faz um tempão, quando detonei o meu adaptadorzinho de ler cartões SD... O que me faltou era um molde que desse nenhum o mínimo de trabalho. Aí um belo dia olhei para mais um pendrive que quebrei, e depois para um tubo de fio de solda... E, wow, o conector USB tem aproximadamente o mesmo diâmetro que o interior do tubo! Como na época estava fazendo a disciplina "Oficina de Materiais Plásticos", tinha uma quantidade razoável de resina de poliéster para brincar.

Matéria-prima

Matéria-prima: pendrive(s), resina de poliéster, tubos de solda (ATENÇÃO: descobri de uma maneira bastante desconfortável de que não é qualquer tubo que serve... ALGUNS são feitos de um plástico que reage com a resina de poliéster. Portanto, é minimamente sábio deixar um pingo de resina no tubo por um tempo antes de usá-lo como molde :P), copos plásticos de polipropileno (ATENÇÃO... OK, é a mesma coisa de antes: se não for polipropileno, reage com a resina :S), e fita crepe.

Inserindo no molde

Enrolei várias camadas de fita crepe no conector USB dos pendrives para protegê-los e também para que fiquem bem encaixados dentro do tubo-molde. Uma dica: ao enfiar o pendrive no tubo, deixe um espaço até o fundo: depois, essa "sobra" pode ser usada para fazer furo para passar cordinha de chaveiro ou coisa do tipo.

Molde e resina

Agora, o know-how do processo: os tubinhos de solda tem um furo embaixo. Assim, ao invés de encher de resina por cima e melecar tudo e encher de bolha, os moldes com pendrives são submergidos na resina, que entra por baixo 😉

Outro detalhe importante: o nível da resina. Primeiro, enchi o copo de poliéster, misturei com o catalizador (instruções no verso :P), daí coloquei os tubinhos e aí sim empurrei os pendrives para o fundo com uma varetinha, para que o conector USB fique para fora.

Submergindo

É só deixar nesse estado pelo tempo suficiente para a resina esfriar (a reação com o catalisador é exotérmica, mas o calor é pequeno e não chega a prejudicar os circuitos). A resina que usei tem uma coloração verde bizonha, o que até que combina com o verde das plaquinhas PCB. Mas também existe resina transparente (surpreendentemente, se chama "cristal"). Uma nota: se o tubo de solda for de material certo, ele não apresenta a menor dificuldade para sair da resina. E, para tirar os pendrives de dentro dos moldes, é só empurrá-los com um prego/fósforo/palito através daquele furico embaixo 😉

Outra nota: mesmo depois de aparentemente sólida, a resina leva alguns dias para ficar 100%. Portanto, sem pressa, se quiser que fique realmente bonito.

Pendrives prontos!

O resultado final! Me desculpe, Dmitry, mas ficou muito mais bonito do que o seu 😉

Pendrives prontos!

E as principais propriedades continuam as mesmas: alta resistência ao impacto (martelei um dos pendrives e ele sobreviveu) e à umidade (inclusive, é perfeitamente lavável: não tem como água entrar nos circuitos elétricos, no máximo, molha os contatos do conector USB que é só soprar para secar ;)).

LED aceso, versão "polida"

Muitos me perguntaram: "isso funciona"? Mas é claro! Por que não funcionaria?! A resina não é condutora e isola os circuitos de qualquer desgraça que lhes possa ocorrer... E o pendrive não gera calor o suficiente para "torrar" de dentro para fora. Ah, e os efeitos luminosos são ótimos: a "capa" de poliéster, sendo cilíndrica, atua como uma lente.

LED aceso, versão lixada

Esta é a versão "planificada": lixei até ficar um "tijolinho" translúcido. O efeito luminoso também é interessante, devido ao scattering. E as rachaduras internas se devem às porradas com o martelo 😛

Próximo passo: fazer uma tampinha à altura do pendrive, rááááá!!!!!!!

Comentários (14) Trackbacks (0)
  1. Pqp, vc eh paciente! 😀

  2. Huauhauahua!!! O triste foi quando “se fundiu” com o molde… FFFFFFFFFFFUUUUUUUUUUUUU…… >%E~
    Foi aí que a lixadeira comeu solta, depois do clássico formão & martelo \o/
    Cara, é como a origem do Wolverine: se sobreviver ao “processo”, nada mais mata 😛

  3. Puxa, muito louco. Seria maneiro ter um assim à venda.

  4. Stanis, quero um desses pra mim! Me dá de natal? hahaha

    Sem zueira, vc podia comercializar uns, ficou bem legal mesmo!

  5. Pow Stan!!
    Ficou show de bola emmm!!
    Bem massa essa “tática”!
    Abraço

  6. Huahauhaua, até pensei nisso: a “receita de bolo” é pública, mas quem não quiser fazer, pode comprar o pronto! Vou ver se compro uma leva de pendrives bem feios do DealExtreme, pq os novos da Kingston dá mó dó de detonar 😀

  7. Onde se compra essa cola/resina poliéster e o catalizador? Tem que misturar os dois?

  8. A cola de poliéster já vêm com o catalizador, e pode ser encontrada em qualquer loja de tintas. Isso é a base da massa plástica que os funileiros usam. Também serve para reparos de cascos de barco, em fibra de vidro 🙂
    Já a proporção de cola/catalizador é uma coisa discutível. Reza a lenda que o “certo” seriam 8 gotas para um copo daqueles, de 180 ml, mas eu usei umas 15 para endurecer mais rápido (sacrificando a dureza do polímero resultante 🙁 ). Observação: ainda assim fica 1 semana fedendo resina!!!

  9. Valeu stas! Gostei do artigo e parabéns pelo blog!
    Posta mais dicas como essa, no estilo DIY. 😉

  10. Caraca, fico muito show. Gostei mais quando tava antes de lixar, que dava pra enchergar os componentes (mais estético do que prático). Fiquei com vontade de fazer também, mas não é bem a mesma coisa (eu tenho um MP3 que não funfa bem e só uso como pendrive). Acho que se eu arrancar o LCD nem tem problema né? Obs.: Gostei da transformação do site em blog, aliás, os posts estão incríveis, parabéns mesmo!!!

  11. Puxa, valeu, Thanatos! Bom ver você por aqui 😀
    Já perdi a conta de quantas vezes recomecei o meu site… Vamos ver o quanto esse daqui vai durar, eheheh!
    Então, o problema do pendrive redondo é que complica a vida quando se tem duas portas USB uma em cima da outra 😛
    Mas realmente, o redondo é bem mais atraente 😉
    Quanto ao MP3… Sei lá o que pode acontecer, mas, pela lógica (digital, ehehe), desconectar o LCD é bem menos nocivo do que qualquer tipo de curto. No pior caso, você perde o pendrive, e não a porta USB :S

  12. Legal Stanis.
    Ficaram sem nenhuma bolha.
    Um dia vou tentar fazer um desses…

  13. adoreiii me dá um de presente, tenho paciência nem tempo pra fazer naum, caraca ficaram muito lindinhos, além de muito melhores agora, gostei mesmo!!!

  14. These tiny components can damage easily if a large amount of current passes through them.
    They also sustain enough space between the elements to allow warm
    dissipation. A few good clicks will tell you
    right away that you have a good speaker.


Leave a comment

Sem trackbacks